Quem sou eu

Minha foto
Eu sou eu, se eu fosse outra pessoa não seria eu, e sendo outra pessou não faria sentido ser eu assim como não faz sentido agora o que eu estou escrevendo!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Egolatria... quem disse que é ruim?

Ego, em latim, significa EU. Na psicanálise, EGO é a personalidade da pessoa; a experiência que ela tem de si mesma; o eu de qualquer indivíduo. O radical grego latria denota culto ou adoração. Egolatria é, portanto, a adoração do próprio eu.


Parece simples. Não é !
Hoje, pensei sobre o que ser um ególatra pode significar...
Não quero bancar o fanático religioso, nem o psicanalista com mania freudiana... (Kkkkkk - nem que eu quisesse). Mas o que eu tenho visto perto de mim são pessoas sem nenhum amor próprio, inseguras, pessimistas, que de maneira alguma aceitam com facilidade a ideia de, sequer, gostar de si mesmo. Então me pergunto, será que um pouco de EGOLATRIA  não faria bem?
Amor próprio não é egolatria? Como não? Então o que é amor próprio?
Por favor não me venham com frases feitas, citações bíblicas, lições de moral, etc.
Quando olho a nova geração de jovens massificada pelos padrões de moda, de gosto que a mídia apresenta; quando vejo jovens "globalizados", tentando se "enquadrar" ao mundo, sendo que o mundo é "circular", sentindo-se inferiores por que não são "iguais aos iguais", envergonhados de si por serem diferentes, diminuídos, tentando negar ou esquecer "o que são" para serem "o que não são",  nessas horas eu procuro nelas, neles, um pouco do amor em ser e simplesmente ser o "eu mesmo".
Falta-nos EGOLATRIA,  precisamos adorar on que somos, quem somos, se só podemos ser assim. Melhorar sempre é muito importante, mas meu ponto de referencia nesse processo de mudança precisa ser "eu mesmo", como me tornar melhor, por mim e para mim.
Sei o quanto isso pode ser difícil, e controverso, se pensarmos que vivemos na era da informação. Mas aprendi com o mundo, vendo, ouvindo, sentindo, pensando, que a unica forma de imprimir nossa marca no mundo é sendo nós mesmos. E tendo orgulho de ser. Isso não significa, no entanto,  não mudar nunca, muito pelo contrario, sendo você mesmo poderá decidir-se com mais liberdade por "mudar-se" sem que essa mudança precise acontecer quando "os outros" decidirem.


Egolatria
Quem sou eu?
Eu, que vivo em mim, não sei...
Quem não me conhece, me odeia,
Quem me admira, olha um espelho do passado,
Quem me rejeita, quebra um espelho do futuro,
Se somente se pode amar o que se conhece,
Então ninguém me ama.
Eu, no entanto, por ser fascinado pelo mistério,
Mesmo sem razão, por essa razão
sou a cada dia que passa 
mais apaixonado por mim.
Eu, não nego
É meu ego!







Nenhum comentário:

Postar um comentário