Longe de mim bancar o bom moço, não meensinaram a ser assim e se eu tivesse que me basear nas liçoes que a minha familia me repassou ao longo desta existencia entre vocês (seres humanos) eu diria exatamente o contrario do que eu vou dizer agora.
Perdão! O que isso siginifica mesmo? Quem inventou? Pra que serve? Isso existe? Devo dizer que não sou um cetico deste tipo de comportamento ou atitude, no entanto ainda procuro alguem que me explique como fazê-lo e mais do que isso alguem que me mostre na prática como isso pode ser feito. Da boca pra fora todo mundo perdoa, mas até onde eu consegui entender o conceito desta palavra nada tem haver com fingir ou guardar só para si o desejo de descontar o mal enquanto ele te consome. Perdão? Prove-me que ele existe! (poupem me das frases feitas e dos textos religiosos dogmaticos e ultrapassados).
Indiferença, sim. Acredito que o remádio para a vingança o9u o desejo de se vingar é você saber cultivar a indiferença. Na verdade, eu poderia dizer que aquele que consegue entender e praticar a indieferença, ainda que de forma sutil, é capaz de perdoar (embora não saiba disso, não se dê conta). Vejam bem, não sou um bonzinho, nem um malvado, mas aprendi a duras penas que quando alguem faz um mal a mim, ele de uma certa forma espéra que eu repita a sua ação. Esse seria o gesto mais comum e mais faciil de se praticar, porem ao fazer isso eu sinto-me como um boneco nas mãos de quem me machucou, pois eu passo a fazer exatamente o que ele queria que eu fizesse.
Não sei perdoar (e talvez até saiba, sem saber), mas acho que ignorar quem me faz mal é muito mais doloroso para "ele". Parace absurdo dizer isso, mas sempre acreditei que fazer mal a alguem consome muito do seu tempo, tempo esse em que você poderia estar se utilizando para fazer o bem a si mesmo. Entendeu? Não estou sendo aqui um "bom samaritano", pelo contrario, estou sendo egoista, desculpe-me, egoista não, ególatra, um apaixonado por mim mesmo.
Sem querer me aprofundar, penso mais ou menos assim, se você me faz o mal, em vez de gasrtar meu tempo tentando prejudicar você eu passo a me cuidar e me fazer feliz ainda mais. Ignoro o fato de que você fez algo para me prejudicar e tento tirar proveito disso. No fim de tudo, não serei bom com você (nem em sonho), na verdade serei indiferente ao seu gesto e ao fato de que eu poderia fazer algo contra você ou a seu favor, como perdoá-lo(a), por exemplo.

